Manutenção de sistemas de climatização reduz custos e prolonga a vida útil dos equipamentos

Manter uma rotina de manutenção preventiva em sistemas de climatização é uma prática essencial que garante o bom funcionamento dos equipamentos futuros, evitando falhas inesperadas. Apesar disso, muitos usuários acabam negligenciando as medidas, resultando gastos elevados com reparos emergenciais e até mesmo substituições precoces da aparelhagem. 

O lembrete é especialmente valioso com as oscilações de temperatura constantes e a escalada nos termômetros, costumeira do segundo semestre do ano. As revisões técnicas constantes evitam que os ambientes domésticos e profissionais fiquem à mercê das ondas de calor, em momentos em que as assistências especializadas ficarão sobrecarregadas com reparos de aparelhos de ar condicionado

Patrick Galletti, engenheiro de climatização e CEO do Grupo RETEC, destaca que essa prática garante o desempenho adequado do sistema e ainda evita despesas futuras. “A manutenção preventiva é uma forma de economizar a longo prazo. Muitas vezes, as pessoas só percebem a importância desse cuidado quando enfrentam problemas graves, como a falha total do equipamento. Com uma inspeção regular, podemos identificar pequenos defeitos de desgaste que, se ignorados, resultam em grandes prejuízos”, afirma Galletti.

Por que a manutenção preventiva é frequentemente ignorada

A manutenção preventiva por muitas vezes pode ser deixada de lado devido à falsa percepção de economia. Muitos acreditam que, ao pular as visitas técnicas periódicas, estão poupando dinheiro. No entanto, a ausência desse cuidado básico acaba provocando o oposto: maiores despesas com consertos a toque de caixa, perda de eficiência dos sistemas e aumento no consumo de energia.

Além disso, a falta de conhecimento técnico por parte dos usuários contribui para que a manutenção seja ignorada. Acredita-se que o sistema só precisa de intervenção quando apresenta um defeito visível, o que não é verdade. Equipamentos de climatização exigem cuidados regulares para garantir seu desempenho, principalmente em ambientes que dependem de climatização contínua, como escritórios e indústrias.

Segundo Patrick Galletti, essas questões poderiam ser facilmente identificadas e corrigidas com uma manutenção preventiva adequada. “Vazamentos de gás refrigerante, acúmulo de poeira nas serpentinas ou falhas em componentes elétricos muitas vezes passam despercebidos até causarem danos maiores. Essas falhas não manifestam sintomas imediatos, mas podem comprometer a eficiência do equipamento. Com o tempo, esses problemas silenciosos sobrecarregam o sistema, levando a panes repentinas ou à necessidade de substituição de peças caras”, aponta.

Manutenções rotineiras beneficiam saúde dos usuários e dos equipamentos

As manutenções em sistemas de ar condicionado são, inclusive, um investimento em saúde, especialmente em ambientes fechados. Filtros sujos e o acúmulo de poeira, mofo e bactérias dentro dos aparelhos podem comprometer a qualidade do ar, aumentando a circulação de agentes alergênicos e patogênicos. Isso pode desencadear problemas respiratórios, como alergias, asma e infecções, além de agravar condições preexistentes em pessoas com sistemas imunológicos mais sensíveis. 

O CEO alerta que a manutenção regular dos filtros e dutos é fundamental para garantir um ar limpo e saudável, evitando esses riscos à saúde. “Para minimizar problemas futuros, é fundamental implementar uma rotina preventiva com a periodicidade recomendada pelo fabricante. Esse planejamento deve incluir a limpeza dos filtros, a verificação do nível de gás refrigerante e a inspeção das peças interna”, pontua.

De acordo com o engenheiro do Grupo RETEC, o descuido com os sinais de desgaste pode resultar em falhas maiores. “Quando o sistema apresenta ruídos ou um desempenho inferior ao habitual, esses já são indicativos de que a manutenção está atrasada. Quanto antes forem resolvidos, menos custosos tendem a ser”, alerta o especialista.

Encarar a manutenção preventiva em sistemas de climatização como um investimento em financeiro e em bem-estar é uma forma eficaz de garantir que o equipamento funcione corretamente, além de proporcionar um ambiente confortável e seguro para todos.