Carvalho Hosken e Azo Inc. lançam casas suspensas na orla da Península

O bairro planejado Península, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, abrigará o Insigna, um novo projeto residencial no último terreno disponível à beira da orla. O empreendimento contará com 39 unidades habitacionais e trará um conceito arquitetônico diferenciado, assinado pelo escritório Konigsberger Vannuchi. O Insigna terá três tipologias de residências: Insigna House, casas térreas com amplos quintais; Insigna Classic, casas suspensas com varanda gourmet; e Insigna Penthouse, localizadas nas coberturas, com terraços gourmet e vista panorâmica.

Este projeto marca a primeira colaboração entre a Carvalho Hosken, desenvolvedora da Península, e a Azo Inc., incorporadora paulista com experiência no desenvolvimento de residências de alto padrão. O objetivo da parceria é criar um modelo habitacional que alie arquitetura, sustentabilidade e qualidade de vida. A Península, com uma área de 780 mil metros quadrados e apenas 8% de ocupação, destaca-se pela integração com a natureza e pela coleção de obras de arte ao ar livre, que inclui esculturas em mármore de Carrara e peças contemporâneas.

As casas do Insigna terão entre 264 e 369 metros quadrados, com 4 quartos, hobby box e depósito privativo. Um dos diferenciais do projeto é a altura do pé-direito, que será de 3,5 metros nas áreas sociais e 2,9 metros nas áreas íntimas, oferecendo ambientes amplos e contemporâneos. O empreendimento contará ainda com acessos independentes, elevador social exclusivo e vagas de garagem privativas.

Integração com a natureza e bem-estar dos moradores
O Insigna foi projetado para proporcionar um ambiente que favorece a qualidade de vida, utilizando princípios de neuroarquitetura, geobiologia, design biofílico e feng shui. O objetivo é criar um espaço que valorize a luz natural, a ventilação e o contato com a natureza, elementos que também são destacados no projeto de paisagismo, com a disposição dos cômodos e o design arquitetônico. “A casa equilibrada busca valorizar o ambiente natural ao redor e promover bem-estar através de elementos como a posição dos cômodos e o paisagismo”, explica José de Albuquerque, CEO da Azo.

Paisagismo e sustentabilidade
Com vistas para a Mata Nativa da Lagoa da Tijuca, o residencial foi planejado para quem busca uma convivência mais próxima da natureza. O paisagista Ricardo Cardim, criador do conceito “Floresta de Bolso”, será responsável pelo paisagismo, utilizando espécies nativas, muitas frutíferas, para promover a biodiversidade e atrair fauna local. O projeto também visa reduzir a temperatura ambiente, aumentar a umidade e contribuir para a retenção de águas pluviais, alinhando-se aos princípios de sustentabilidade.

Infraestrutura e áreas comuns
As áreas comuns do Insigna seguirão a proposta de integração com a natureza, oferecendo opções de lazer e bem-estar. O design da arquiteta Patrícia Anastassiadis incluirá um espaço fitness, salão de festas com vista para a mata, brinquedoteca, piscina com raia de 25 metros, espaço wellness com sauna úmida e sala de relaxamento, além de playground e praça de águas voltados para as crianças. Para os adultos, um mirante oferecerá uma vista panorâmica da área verde.