O mercado imobiliário brasileiro está passando por uma verdadeira revolução, impulsionada pelas proptechs — startups que utilizam a tecnologia para transformar a experiência de moradia. Desde soluções que desburocratizam o aluguel de imóveis até ferramentas que otimizam a gestão de propriedades ou prédios inteiros, essas empresas estão mudando a maneira como os brasileiros interagem com o setor imobiliário. Elas oferecem acessibilidade e menos estresse na hora de escolher onde morar, seja por curto ou médio prazo.
Em 2024, o número de proptechs e construtechs cresceu 13,5% no país. Isso comparado ao ano anterior, que bateu 11,8%. Ou seja, somente neste ano são 1.209 startups do ramo imobiliário ativas, sendo 46,6% dessas apenas em São Paulo. Os dados são do Mapa das Construtechs e Proptechs Brasil 2024, da Terracota Ventures.
Dentre os motivos para um crescimento tão relevante do ramo, muitos são os benefícios. Leonardo Morgatto, CEO da Tabas, startup que oferece aluguel flexível para estadias de curto, médio e longo prazo, destaca que “a digitalização está no centro dessa transformação, trazendo mais acessibilidade, praticidade e sustentabilidade ao setor. A tecnologia não só melhora a experiência dos inquilinos, mas também facilita a vida dos proprietários e gestores de imóveis”.
O executivo contou para a gente cinco fatos que mostram como as proptechs estão melhorando a experiência de moradia no Brasil e quais os avanços que o setor ainda permite ao longo desta jornada.
1. Aluguel flexível e desburocratizado
Com plataformas 100% digitais, é possível alugar imóveis de forma rápida, sem a necessidade de fiadores ou garantias tradicionais. Isso facilita a vida dos inquilinos e acelera o processo para os proprietários.
2. Personalização na busca por imóveis
Com o uso de inteligência artificial e big data, essas startups também personalizam a busca por imóveis, considerando o perfil do usuário, como localização, preço e preferências. Isso torna a jornada para encontrar o imóvel ideal mais eficiente e assertiva, economizando tempo e recursos.
3. Gestão digital de propriedades
Ferramentas de automação têm aprimorado a gestão de propriedades, integrando desde a manutenção até a comunicação com os inquilinos. Empresas do ramo têm oferecido plataformas que centralizam a administração dos imóveis, garantindo eficiência e transparência para proprietários e moradores. Isso reduz o tempo de resposta para problemas cotidianos e melhora a experiência geral de moradia.
4. Sustentabilidade e inovação imobiliária
A sustentabilidade está no centro das inovações das proptechs. Muitas startups estão incorporando materiais ecofriendly e soluções para economizar energia e água. Além disso, tecnologias como blockchain e realidade aumentada estão sendo usadas para criar processos mais transparentes e sustentáveis, trazendo benefícios tanto para o Meio Ambiente, quanto para o consumidor.
5. Experiência de Moradia Elevada
Além de simplificar os processos burocráticos, elas estão focadas em melhorar a experiência de moradia. Modelos de multifamily, serviços de manutenção preventiva e imóveis com assistências 24 horas são algumas das inovações que proporcionam mais conforto e praticidade aos moradores, criando uma vivência muito mais personalizada e conectada.