Como proteger seu condomínio contra roubos e golpes em residências e condomínios

Falsos entregadores, moradores e prestadores de serviço. Todos os dias notícias de golpes, furtos e roubos a residências, edifícios e condomínios chamam atenção das autoridades em todo o Brasil. Os crimes, cada vez mais sofisticados, pedem medidas ainda mais refinadas de segurança. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese), o setor cresceu 18,3% em 2023 e deve avançar outros 18,5% neste ano, o que demonstra a crescente demanda por esse tipo de produto.

De acordo com Thiago Nizzola, diretor de P&D da Nice Brasil, empresa especializada em soluções de gestão doméstica, “a tecnologia desempenha um papel fundamental na proteção e no controle de acesso em condomínios e edifícios. Essas soluções além de trazerem facilidade, conveniência e eficiência, também reforçam a segurança desses locais”.

Controle sobre entrada e saída de moradores e funcionários

Um controle de acessos é uma ferramenta fundamental para garantir a segurança e a tranquilidade em condomínios residenciais, pois, ajuda a impedir a entrada de pessoas não autorizadas nas dependências do condomínio, reduzindo assim o risco de invasões, furtos e outros tipos de crimes.

Além da segurança, o sistema oferece conveniência e praticidade já que o acesso será por meio de cartões de acesso, tags ou sistemas biométricos, permitindo os moradores entrar e sair do condomínio de forma rápida, eliminando a necessidade de chaves físicas, que podem ser perdidas ou copiadas, e simplifica o gerenciamento de acessos para os residentes e para a administração.

Outro benefício importante é a possibilidade de monitoramento pois é possível registrar e rastrear quem entrou ou saiu do condomínio e em que horários. Isso é especialmente útil em casos de incidentes ou de necessidade de investigação, permitindo uma análise detalhada das atividades e uma identificação mais rápida de possíveis suspeitos.

“A segurança dos condomínios é sempre um fator muito importante para os moradores e permitir somente pessoas autorizadas a adentrar na propriedade é fundamental para manter essa segurança. Por isso, ao escolher um tipo de controle de acesso, o síndico deve analisar mais que preço e sim a necessidade real de seus condôminos, baseando-se no fluxo de pessoas e perfil socioeconômico do seu condomínio”, explica Marcelo Stenzel, sócio da Incotel.

Gestão completa de visitantes e níveis de acesso

A implementação de uma gestão completa de visitantes e níveis de acesso além de tornar um condomínio mais seguro, também aumenta a eficiência operacional das comunidades residenciais, pois permite controlar todos os acessos, mas de maneira diferenciada de condôminos de visitantes ou entregadores, uma vez que os primeiros são usuários de uso contínuo do sistema enquanto os demais são esporádicos, se não únicos.

Outro benefício da implementação de um sistema de monitoramento com diferentes níveis de acesso é determinar o período máximo de permanência de visitantes e entregadores, após o qual é emitido um aviso. Com isso, é possível alertar à segurança caso alguém esteja fazendo outras funções que não aquelas para as quais sua entrada foi aprovada, evitando problemas de segurança ou outras atividades, como panfletagem.

Além da segurança e praticidade, a implementação de uma gestão completa de visitantes contribui para a valorização do imóvel porque os condomínios que oferecem medidas de segurança eficientes tendem a ser mais valorizados no mercado imobiliário, o que pode representar um atrativo adicional para potenciais compradores.

Por isso, ao investir neste nível de proteção, o síndico não só eleva os padrões de segurança e eficiência, mas também promove uma melhor qualidade de vida para todos os moradores.