A MPD Engenharia conquistou neste mês duas menções honrosas no prestigiado Architecture MasterPrize, que tem como objetivo celebrar os projetos arquitetônicos de maior destaque e inovação em todo o mundo. A ação celebra a criatividade e a excelência em diversas áreas da arquitetura, design de interiores e paisagismo e é respeitada por seu rigor e alcance global. Serve como uma vitrine internacional, elevando o perfil dos vencedores e destacando projetos que contribuem para inovações significativas e sustentabilidade na construção civil.
O Level Alphaville, empreendimento projetado pela MCAA Arquitetos, escritório líder em São Paulo reconhecido pela excelência em design arquitetônico e integração com o ambiente urbano, foi reconhecido nas categorias Multi-Unit Residential, que avalia projetos residenciais de alta densidade que envolvem edifícios de múltiplas unidades e avalia critérios como a eficiência no uso do espaço, a estética do design, a qualidade de vida proporcionada aos moradores e a integração com o entorno urbano; e High-Rise Buildings, que contempla arranha-céus e edifícios altos que desafiam a engenharia e a arquitetura, avaliando itens como a inovação estrutural, estética do projeto, sustentabilidade e a forma como esses edifícios se integram ao horizonte urbano e aos requisitos ambientais.
Localizado estrategicamente próximo ao centro financeiro e corporativo de Alphaville, o empreendimento se destaca por sua arquitetura diferenciada em meio a uma paisagem dominada por residências unifamiliares. Com aproximadamente 142 metros de altura, o empreendimento — um dos mais altos da região e 100% vendido antes da entrega— foi projetado para proporcionar uma visão de 360 graus, o que oferece aos moradores uma vista panorâmica de toda a área ao redor. Esse conceito de design inovador abraça as linhas onduladas do ambiente, incluindo a vegetação e a paisagem.
O edifício, que é um verdadeiro marco arquitetônico, foi adaptado para maximizar a experiência dos residentes e atender às demandas do mercado local. As unidades, que variam de 95 a 180 m² e possuem frentes voltadas para as avenidas Andrômeda e Sagitário, aproveitam um desnível natural de 14 metros. Com layouts flexíveis, os apartamentos atendem a diversos estilos de vida e oferecem opções de dois a quatro dormitórios, todos com terraços, ampliando e maximizando a possibilidade de vista aos moradores. A estética do edifício destaca-se pelo uso de vidro e ACM (Aluminium Composite Material), um material de construção versátil e resistente, que compõe um design sinuoso e fluido, elevando-se como uma estrutura única e contínua.
Pilar Lorenzo, que faz parte da liderança do MCAA Arquitetos, explica que um dos destaques do edifício é a preocupação com a transição entre o espaço público e o privado. “A construção fica afastada da rua, criando um recuo de quase 15 metros entre a calçada e o início do prédio, como um espaço de descompressão. Esse recuo traz benefícios visuais, melhora a circulação de ar e oferece sombreamento”, aponta.
Marco arquitetônico na região de Alphaville
O empreendimento que tem 40 pavimentos tipo foi concebido com uma arquitetura moderna e diferenciada. O projeto ainda conta com mais um parceiro especial: Fernando Meligeni, tenista brasileiro renomado e responsável pela assinatura de um dos grandes diferenciais do Level, a sua quadra de tênis. Com 190 unidades divididas em 38 andares, o Level tem como grande diferencial suas áreas comuns, que além da quadra de tênis, contam também com piscinas coberta e descoberta, espaço coworking, brinquedoteca, pet space, horta colaborativa, entre outros, no térreo. Já no 40º pavimento, outro grande destaque do empreendimento é o rooftop, equipado com dois terraços, com piscina, espaço gourmet e espaço família, além de sport bar, em um pé-direito de quatro metros que proporciona ambientes luminosos e convidativos e lounge 360 graus com vista privilegiada. Além disso, os espaços paisagísticos e interiores criam microclimas que realçam cada espaço.
“Receber mais este reconhecimento, agora do Architecture MasterPrize, após sermos premiados no Future House Awards pelo empreendimento Figueira Leopoldo, em São Paulo, reforça nosso compromisso de entregar projetos que vão além da estética, proporcionando experiências de vida excepcionais aos nossos clientes e, neste caso, também contribuindo para o desenvolvimento arquitetônico brasileiro com a entrega deste empreendimento em uma região de alto impacto como Alphaville, local onde a MPD deu seus primeiros passos,” encerra Débora Bertini, diretora geral de incorporação e vendas da MPD Engenharia.