Entenda o papel do bombeiro civil na edifícios corporativos

Muito além das imagens de pessoas com extintores na mão, na tentativa de apagar grandes incêndios, os bombeiros civis têm uma ampla gama de atividades na prevenção de acidentes e proteção de patrimônios.

Hoje, os bombeiros civis atuam em empresas, shopping centers, casas de shows e espetáculos, hipermercados, lojas de departamentos, eventos e campi universitários, entre outro espaços comerciais. O profissional é responsável pela gestão dos riscos de incêndios e outras situações de potencial emergência.

“Ele cuida dos equipamentos de combate ao fogo, acompanha atividades que envolvem riscos de acidentes, auxilia no desenvolvimento de planos de emergências e orienta a população sobre prevenção de acidentes e primeiros socorros”, informa Vinicius Freitas, diretor de Operações do Grupo GR.

Os bombeiros civis também prestam socorro às vítimas de acidentes. Eles podem realizar o primeiro atendimento até a chegada de resgate especializado. Podem atuar também em outras situações de emergência como vazamentos de produtos químicos e desabamentos. “Em algumas localidades, como no estado de São Paulo, existe a obrigatoriedade de contratação deste profissional conforme o tamanho de cada estabelecimento.”