A nova Convenção Coletiva de Trabalho de 2025 trouxe uma alteração significativa para os trabalhadores da categoria de asseio e conservação: a implementação do Prêmio Assiduidade. Criado para incentivar a presença e reduzir o absenteísmo, esse prêmio será concedido aos trabalhadores operacionais que não faltarem ao trabalho durante o mês, incluindo faltas justificadas ou abonadas. O valor do prêmio será de R$ 300,00, pago mensalmente através do cartão vale alimentação do funcionário, com início em fevereiro de 2025.
Impacto na taxa condominial
A introdução deste bônus busca melhorar a regularidade e a qualidade dos serviços prestados, especialmente em setores que dependem de uma equipe estável e assídua, como a limpeza e a conservação de condomínios. Para os gestores de condomínios, a mudança pode ser vista como uma oportunidade para obter serviços mais eficientes, com menos interrupções.
“É uma vantagem ter uma equipe mais presente, o que certamente melhora a qualidade do serviço. A maior dificuldade que enfrentamos hoje é a alta rotatividade e o absenteísmo dos trabalhadores. No entanto, essa bonificação terá um custo que precisará ser repassado para o cliente”, comenta Humberto Watanabe, CEO da Ghaw Serviços Gerais.
A convenção coletiva trouxe mais benefícios
Além do Prêmio Assiduidade, a convenção também trouxe reajustes significativos em outras áreas, como um aumento de 8% nos pisos salariais e de 5% nos valores de benefícios como cesta básica, tíquete-refeição e outros auxílios.