A uCondo, plataforma de tecnologia para administradoras e síndicos gerirem condomínios, encerra 2024 com números que reforçam sua relevância no setor. Ao integrar soluções imobiliária e financeira, a plataforma gerou uma economia de R$ 9,6 milhões para os condomínios que atende em todo o Brasil, eliminando tarifas bancárias e outros custos comuns na administração tradicional.
Com um crescimento expressivo em relação ao ano anterior, a empresa agora atende mais de 5,5 mil condomínios — um aumento de 30% em relação a 2023. Além disso, a quantidade de moradores cadastrados subiu 39%, alcançando mais de 510 mil pessoas. De janeiro a dezembro de 2024, cerca de R$700 milhões foram transacionados pela plataforma.
Marcus Nobre, cofundador e CEO da uCondo, explica como a economia é gerada: “Nosso aplicativo redefine a gestão condominial ao eliminar gastos absurdos de bancos. Com a nossa plataforma, todos os pagamentos são realizados diretamente, o que acaba com taxas abusivas, como emissão, cancelamento ou reemissão de boletos, além dos custos recorrentes de manutenção de contas cobradas por outros bancos”. Além disso, o executivo destacou que a também gera relatórios financeiros que ajudam no controle das contas do condomínio.
Dos locatários brasileiros, 90% consideram a presença de tecnologia essencial na decisão de locar um imóvel, especialmente em grandes centros urbanos. Essa disposição se estende aos serviços agregados, como manutenção e conveniência, mostrando que os usuários estão dispostos a pagar mais por imóveis que ofereçam uma experiência completa. É o que aponta uma pesquisa da Capterra, uma ferramenta de comparação de softwares empresariais.
Este crescimento acelerado de condomínios e do interesse dos locatários fez com que a startup se posicionasse como uma relevante fonte de dados para compreender as dinâmicas do setor no Brasil. Recentemente, a fintech lançou o Censo Condominial 2024, que reúne informações inéditas sobre hábitos, desafios e tendências da vida em condomínios.
“O Censo é um recurso importante para identificar padrões e propor soluções práticas, como a redução da inadimplência, que deve chegar a 14% este ano”, comenta Léo Mack, cofundador e diretor de operações da plataforma. “Além disso, os dados ajudam a entender as principais demandas dos condomínios, desde despesas com equipes até problemas comuns, como disputas por vagas de garagem e conflitos por descarte inadequado de lixo”, completa.
Em 2025, a uCondo entrará em uma nova fase de crescimento, com objetivos de triplicar seus clientes. A tendência de transformação digital nos condomínios brasileiros já trouxe ganhos expressivos em eficiência e economia e ganha força à medida que mais condomínios reconhecem os benefícios de integrar tecnologia à gestão. “Além de economizar recursos, o uso de plataformas de gestão condominial melhora a comunicação e, por consequência, a convivência entre os moradores e o relacionamento com o síndico”, ressalta Marcus Nobre.